quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

10 coisas que você precisa saber antes de viajar ao Japão

Postado por M. às 12:07
O Japão é conhecido por manter muitas de suas tradições e ser rigoroso ao cumprí-las, então, é interessante entender um pouco das coisas que se é preciso fazer para que seja bem aceito lá.

Retirei as 10 coisas do site Knol:

1. Ao encontrar alguém, faça uma reverência.

A reverência é considerada uma arte no Japão, e dependendo até mesmo da inclinação da reverência, mostra-se o nível de respeito.

A reverência varia de 30º à 70º, sendo a duração delas variável também de acordo com a importância da pessoa a que se reverencia.

2. Boas maneiras.

☆ Quando estiver em uma festa/comemoração, não beba o que lhe for servido, de pronto. Espere que todos estejam servidos. Beba somente depois que disserem "kanpai".
☆ Você receberá um pequeno pano umedecido (oshibori) na maioria dos restaurantes japoneses. Use-o para lavar as mãos antes de comer e, em seguida, dobre-o cuidadosamente e deixe-o sobre a mesa. Não use-o como um guardanapo, ou para limpar qualquer parte de seu rosto durante a refeição.
☆ Chupar o macarrão ou fazer ruídos altos enquanto está comendo está OK! Na verdade, chupar alimentos quentes como "lamen" (tipo de sopa de macarrão) é educado, para mostrar que você está desfrutando-o.
☆ Pouco antes de comer, independente de você estar num jantar formal ou provando uma amostra de supermercado, é educado dizer "itadakimasu" (vou me servir).

3. Não dê gorjetas.

Dar gorjeta é, na verdade, um pouco insultuoso, ofensivo; pois os serviços que você pediu estão no preço determinado, então porque pagar mais? Eles não estão mendigando. Este é o raciocínio. O preço é justo. Por isso, não barganhe.

Basta lembrar: o preço é o preço.

4. Pausinhos orientais.

Mais conhecidos como hashis, os "pausinhos orientais" muitas vezes podem ser os únicos "talheres" disponíveis em um restaurante, então garanta-se e aprenda a manuseá-los antes de passar pela alfândega.

5. Limite da soleira da porta.

Tire seus sapatos na entrada de toda e qualquer casas, e na maioria das empresas e hotéis.
Normalmente será mostrado uma sapateira para guardar os seus sapatos, e um par de chinelos-para-visitas será colocado perto; muitos japonês trazem um par de chinelos por precaução.
Nunca use chinelos quando você precisar pisar um tatami (utilizado na maioria dos lares japoneses e hotéis; o tatami também é uma unidade de medida de área padrão utilizada ainda hoje), e tome cuidado para tirar o chinelo que você usou no banheiro (deixe-os no banheiro mesmo).

6. Máscaras

A SARS passou há muito tempo, mas vemos muitos "Kit Prevenção contra SARS" em muitos hospitais japoneses.

No entanto, máscaras esterilizadas, como os que você vê na sala de emergência, são comumente usadas por engravatados, executivas, trabalhadores e outras pessoas para proteger as outras pessoas de seus germes.

Bastante razoável quando se pensa, as máscaras não protegem tanto o usuário, mas sim as pessoas que o rodeiam. A razão para usá-las pode ser qualquer coisa, desde um rápido resfriado, mas eles estão preocupados a não expor as outras pessoas; não deixe de considerar isso, em suas proximas férias no Japão.

7. Conformidade

Chamar a atenção para si mesmo como um indivíduo é uma enorme falta de educação: não soprar o nariz em público, não coma em movimento, e não falam em seu celular em áreas públicas como trens ou ônibus.

8. Banhos coletivos

Os banhos públicos ainda estão bem vivos no Japão.

Sento, ou banhos públicos, podem ser encontrados desde em regiões metropolitanas como Shinjuku até em uma pequena cidade na ilha de Shikoku.
Onsen, ou fontes termais, são muito populares em excursão de fim de semana em resorts.

Ao contrário das culturas ocidentais, no Japão, o banho de imersão é utilizado depois de se ter lavado e enxaguado, e a pessoa fica imersa em uma água super quente para 10, 20, 30 minutos. É preciso aprender a gostar, mas pode ser muito relaxante.Se acontecer de ser convidado para um lar japonês, você terá a honra de tomar o banho primeiro, geralmente antes do jantar. Tenha o máximo de cuidado, de modo a não sujar a água para imersão, de forma alguma, pois a a santidade do ofurô (banheira), é de extrema importância.

9. Falando Inglês

Um japonês geralmente vai imaginar que você é fluente em inglês, até que você consiga provar o contrário.

Embora você possa ser fluente em japonês ou falar alguma coisa, o idioma padrão de escolha deles para falar conosco será o inglês. Muitos japoneses irão insistir em usar suas próprias habilidades na língua inglesa, mesmo que limitada, para conversar com os estrangeiros, mesmo que este estrangeiro tenha mais conhecimentos da língua local.

(Off: Dá pra ver o quanto eles gostam de inglês mesmo. e___e)

10. Segurança

Todo japonês que eu encontrei alertou-me para tomar cuidado em minhas viagens, para cuidar dos meus pertences.

Todos os estrangeiros me disseram para não me preocupar, pois nada poderia dar errado, nada seria roubado.
Isso pode ser baseada na experiência individual, mas há outras questões:

☆ O medo da criminalidade no Japão é elevado, especialmente entre os cidadãos japoneses.
☆ Assassinatos acontecem. Repito, assassinatos acontecem.
☆ Pessoas são atacadas, roubada, assaltada, estuprada, espancadas e enganadas.

Fiz algumas adaptações no texto pra ficar menorzinho, mas quem quizer ver o texto na íntegra, é só clicar aqui.

Fonte: Knol

0 comentários:

Postar um comentário

 

Choco Keeki - v. 4.0 Copyright © 2010 Designed by Wayu-ki. Credits to Ipietoon